Intercâmbio Pontos de Cultura - Bahia


Os Pontos de Cultura “Casa do Samba de D. Dalva” e "Da Quixaba a Quixabeira" promovem um intercâmbio com a finalidade de fortalecer o Samba de Roda e dialogar sobre práticas de educação patrimonial e salvaguarda do Samba de Roda. No próximo dia 19 de maio, às 9h, sambadores e sambadeiras dialogam sobre suas experiências e promovem apresentação cultural do Samba de Roda.
A Casa do Samba de D. Dalva – Ponto de Cultura, está situada na cidade de Cachoeira no Recôncavo da Bahia.  A Casa é um dos Pontos do Recôncavo contemplado no Edital Pontos de Cultura da Bahia 01/2014, A Casa do Samba de D. Dalva foi inaugurada em 2009 e desde então tem oferecido gratuitamente ao público uma série de atividades garantindo o acesso de todos aos patrimônios das culturas populares e a economia criativa. Neste sentido, o Ponto de Cultura garantirá o fomento a uma série de projetos da Casa que incluem capacitação, formação e dinamização do espaço.

A Casa do Samba de Roda de Dona Dalva - Ponto de Cultura é gerenciada pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com o apoio do programa Pontos de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal e parceria com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual.

O projeto "Da Quixaba a Quixabeira: samba, cultura afro-descente e desenvolvimento sustentável na Matinha" coordenado pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia, visa divulgar e valorizar a cultura popular da Bahia, a partir da afirmação étnico-cultural presente no samba de roda e suas vertentes (dança, música, cânticos, vestimentas, etc). Além disso, o projeto propõe ações para valorização e apoio a grupos culturais residentes da Matinha e para a manutenção sócio-ambiental da região. O projeto em questão está estruturado a partir das seguintes etapas, formação artística, apoio a grupos residentes, cultura e identidade e cultura e meio ambiente. É importante citar que apesar da divisão em etapas, cada uma delas estará sempre relacionada ao aspecto geral da proposta que é a valorização da cultura popular presente no samba de roda, a partir da afirmação étnico-cultural do povo da Matinha.


Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que se baseia na criação de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Criados para dar condições de sustentabilidade a projetos e manifestações culturais sem fins lucrativos que desenvolvem ações nas comunidades locais, os Pontos de Cultura tornaram-se referência mundial de política cultural, sendo adotados em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica.
 Os Pontos de Cultura agregam agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.
Na Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura, que potencializou a Política Nacional de Cultura Viva. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições.
Hoje, os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados de 2016 contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. Este volume atual totaliza um investimento de mais de R$ 48 milhões na manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas. Os benefícios são inúmeros para milhares de baianos.

Comentários

Postagens mais visitadas