Patrimônio e Cultura com Mestra Ana - atividades com o Samba de Roda Mirim Flor do Dia

O Samba de Roda Mirim Flor do Dia


Ao vislumbrar o futuro da cultura popular, é possível olhar para as práticas comunitárias e perceber as relações desenvolvidas por seus agentes. O Samba de Roda que atravessou e atravessa diversas gerações, esteve com as mais diversas experiências de ensinamentos e conscientização do valorizar a cultura local em tempos diferentes, principalmente se consideramos os aparatos eletrônicos e tecnológicos que passam a ser presentes na vida de crianças e jovens na cidade de Cachoeira.
O Samba de Roda Mirim Flor do Dia, é o primeiro grupo de Samba de Roda com crianças e adolescentes, organizado para ações de formação e aprendizado do universo do Samba de Roda pautado em cantos, formas específicas de toques de cada instrumento, peculiaridades do sambar “miudinho”, além de outros ensinamentos. O grupo foi criando por Dona Dalva Damiana e familiares, já assumiu a função de organização e produção a saudosa sambadeira Lucidalva dos Santos, e atualmente esta função é assumida por mestra Ana Olga. Mestra Ana é oficineira, sambadeira, cantora, compositora e filha de Dona Dalva. Dentre os espaços de educação com o Samba de Roda utilizados pela mestra, é a Casa do Samba de Dona Dalva, em que compartilha os seus conhecimentos para moradores de Cachoeira, da região, no Brasil e outros países.
O público local composto por crianças e adolescentes do bairro do Rosarinho, Caquende, Rua da Feira e demais bairros da localidade, participam do Samba de Roda Mirim Flor do Dia. Alguns são netos, netas, filhos e filhas de sambadores do Suerdieck e de outros grupos da cidade. As crianças desempenham outras artes, podendo inclusive compartilhar o saber com os demais colegas, como é o caso da costura de fuxico feita pela aluna Tainara, 13 anos.

Na aula de canto ensina e interpreta as cantigas, os cantos trazem o cotidiano da vida dos sambadores, e por sua vez se encontra expressões conhecidas por quem convive com ambiente sambador. Atualmente, a mestra apresenta para os participantes o conceito de patrimônio e os títulos obtidos pelo Samba de Roda do Recôncavo, através do IPHAN, UNESCO e Secretaria de Cultura da Bahia.

Essa publicação faz parte do projeto “Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição”.

O projeto é realizado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e parceria do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual – LEAA Recôncavo e Casa do Samba de Dona Dalva. 

Créditos fotográficos: Silvia Leme / Any Manuela Freitas / Casa do Samba de Roda de Dona Dalva
soundcloud.com/d-dalva-samba
Instagram @donadalvadosamba
Facebook Dalva Damiana - Samba de Roda 














Comentários

Postagens mais visitadas