Está disponível o 2º episódio do podcast Uma Mulher Sambadeira

Foto - Keyla Serruya


Está disponível o 2º episódio do podcast Uma Mulher Sambadeira. No novo episódio, disponível no link Cantigas regionais de Dona Dalva | Ouça grátis na SoundCloud, Doutora Dalva Damiana, apresenta cantigas que fazem parte do seu repertório e do se cotidiano. Cantigas variadas que são cantadas em atos de fé, a exemplo de momentos  religiosos em candomblé, festejos de Nossa Senhora da Boa Morte, além de sambas populares que embalam e animam pessoas de todas as idades. 

 

O podcast Uma Mulher Sambadeira tem o objetivo de preservar e reconhecer a memória do Samba de Roda, através das realizações de Dona Dalva Damiana.

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Dona Dalva Damiana é uma personalidade brasileira, nasceu em Cachoeira dia 27 de setembro de 1927, no dia dos santos gêmeos Cosme e Damião. Além do Samba de Roda, dedicou-se a atividades culturais, a exemplo do Terno das Baianas do Acarajé, em homenagem ao ofício das vendedoras.

 

Dalva era operária charuteira da fábrica Suerdieck. Foi no local de trabalho que criou o grupo de Samba de Roda e trilhou o seu caminho em apresentações nas festas de Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora do Rosário e Santa Cecília, na década de 50. Em novembro de 2012, foi outorgada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O podcast registra o legado de uma mulher sambadeira, que reúne símbolos da cultura afro-brasileira em suas manifestações culturais.



Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas