Terno das Baianas do Acarajé de Dona Dalva do Samba acontece nesta quarta (13)

 


O cheiro de dendê vai perfumar as ruas de Cachoeira com as baianas do Terno do Acarajé, que percorrerá a cidade nesta quarta-feira (13) nos festejos de Nossa Senhora d’Ajuda. O terno sairá às 16h da Casa do Samba de Dona Dalva, na Praça da Aclamação.

Fundado por Dalva Damiana de Freitas em 1973, reverenciando Santa Cecília, o terno é também uma homenagem a mulheres que possuem no acarajé e no abará o seu sustento, a sua religiosidade e a sua sociabilidade. Em sua história, também já prestou homenagens a Santa Bárbara, tendo a fé e religiosidade como fortes elementos.

Ao longo desses 51 anos, o Terno das Baianas do Acarajé, ou ainda Terno do Acarajé, tornou-se uma tradição ligada à Festa d’Ajuda, que tem suas origens no século XIX e é Patrimônio Imaterial do município e do Estado da Bahia.

No terno, mulheres, homens e crianças vestidos de baiana, saem com tabuleiros de acarajé e ricas indumentárias, e encantam os foliões e espectadores de uma das festas populares mais queridas pelos cachoeiranos.

O Terno das Baianas do Acarajé é uma realização da Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas e Casa do Samba de Dona Dalva, e conta com o apoio financeiro do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e Governo do Estado, e apoio do Ilê Axé Oyá Funan, LEAA Recôncavo, Prefeitura Municipal de Cachoeira e Secretaria de Cultura e Turismo.

O que: Terno do Acarajé de Dona Dalva do Samba
Quando: 13 de novembro de 2024 às 16h
Onde: Casa do Samba de Dona Dalva, nº 14, Praça da Aclamação, Cachoeira-BA
Quanto: Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas