A Casa do Samba de Roda de Dona Dalva se encheu de alegria, o canto, os toques, os passos
miudinhos, fizeram uma verdadeira festa, até porquê comemoramos os 67 anos do Samba Suerdieck.
O Samba de Dona Dalva foi fundado nos anos 50 na antiga fábrica de charutos Suerdieck, em Cachoeira. O grupo integrava trabalhadores e operárias charuteiras, vestidas com indumentárias de baiana, tendo como referência as vestes da avó de Dona Dalva. O grupo se concretizou como o mais tradicional e hoje salvaguarda a cultura tradicional, onde busca preservar traços culturais dos seus antepassados.
No dia de Santa Cecilia, Dona Ana cantou os mais bonitos sambas que conhecemos, saudando a Santa e as Yabás, as sambadeiras e sambadores se reuniram, celebrando a mais bela cultura que carregamos e mantendo viva a essência do samba de Cachoeira.
A celebração contou ainda com a presença surpresa dos ex-sambadores do Samba de Roda Mirim Flor do Dia, o primeiro grupo de Samba de Roda com crianças e adolescentes, que fazem parte dessa história. Aprenderam o canto, os toques, as peculiaridades do samba miudinho e hoje continuam levando o samba por onde passam, enchendo Dona Dalva de orgulho.
Nosso Encontro de Sambadeiras e Sambadores está começando, nosso próximo encontro será com o grupo Filhos da Barragem, no dia 13 de Dezembro e você é nosso convidado especial.
Comentários
Postar um comentário