4° Encontro de Sambadores e Sambadeiras

O grupo que conhecemos como Samba de Roda Filhos de Nagô começou como uma "brincadeira" entre jovens apaixonados pela cultura de sua terra.

As batidas começaram na porta do Banco do Brasil, ao redor do tabuleiro de uma baiana de acarajé. O que era diversão ganhou fama, a brincadeira ficou séria, tornando-se uma associação cultural e um dos grupos mais tradicionais e antigos do Recôncavo.

É para celebrar essas amizades de longa data, que mantêm a nossa história viva, que o Samba de Roda de Dona Dalva recebe os Filhos de Nagô na quarta programação do Encontro de Sambadeiras e Sambadores de Cachoeira.

Esta programação é celebrada pelos grupos solicitantes do registro do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia. Em 2003, a Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, o Laboratório de Etnomusicologia e Antropologia e Audiovisual, e a Associação Cultural Samba de Roda Filhos de Nagô solicitaram ao IPHAN a inscrição do Samba de Roda do Recôncavo no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio brasileiro. Hoje o Samba de Roda é Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, além de ser Patrimônio Imaterial da Bahia pelo IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico da Bahia.

Mais do que um evento, este é o momento de celebrar a amizade que mantém a nossa história viva! Por isso, não venha só: chame o seu grupo de amigos, traga quem você gosta e venha celebrar a alegria do nosso samba de roda.

Anote na agenda e combine com a sua turma:

🗓️ Data: 21 de fevereiro
🕔 Horário: Às 17h
📍 Local: Casa do Samba de Dona Dalva (Cachoeira-BA)

O Encontro de Sambadores e Sambadeiras de Cachoeira integra a programação da Casa do Samba de Roda de Dona Dalva, em parceria com como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN


Comentários

Postagens mais visitadas