Dia do Samba de Roda

Foto: Francisca Marques
Ô pandeiro, ô viola
Ô pandeiro, ô viola
O pandeiro não quer que eu fique aqui
A viola não quer que eu vá embora

Ô pandeiro, ô viola

E foi tambérm com este barravento, que a expressão reconhecida como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade comemorou o Dia do Samba de Roda em 25 de novembro. Em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, os Sambas de Drª Dalva, Filhos da Barragem e Filhos do Caquende, Raízes de Capoeira e a fanfarra, promoveram um cortejo pelas ruas da cidade heróica.
O evento que contou com a organização dos sambadores da cidade, teve a prensença dos Doutores Carlos Sandroni e Francisca Marques, agentes importantes para o processo de registro do Samba de Roda. O Prof. Carlos Sandroni coordenou a equipe de pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que realizou o inventário do Samba de Roda.
A Associação do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural Filhos de Nagô, exerceram papéis importantes encaminhando ao IPHAN a solicitação de registro do bem no Livro das Formas de Expressão dia 24 de agosto de 2004.

Comentários

Postagens mais visitadas