Dona Dalva: 90 anos de legado e trajetória negra

Por Any Manuela Freitas


Dona Dalva traçou o seu legado. Entre idas e vindas palmeava e versava seus cantos poéticos de fé e com umbigadas contagiantes do Samba de Roda, paralelo aos versos constantemente vinha a se deparar com descontentamentos e tristezas nos bastidores.
O trabalho pelas manifestações culturais em Cachoeira/BA reúne familiares a amigos no dendê do Terno das Baianas do Acarajé, no barravento do Samba de Roda, nas pastorinhas do Terno de Reis Esperança da Paz, no olhar ansioso dos sambadores e sambadeiras mirins, no vigor da Quadrilha Junina Quanto Mais Velho Melhor, nas pipocas de Obaluaê e São Roque, no mingau de Santo Antônio, nas lutas por respeito a sua pessoa e ao coletivo que representa.
Descreve as tábuas do charuto como sua caneta e aos 90 anos de vida goza de uma percepção muito bem apurada e consciente de suas contribuições aos trabalhos que chegam a sua porta, mesmo que muitos deles sem retorno.
Na Casa do Samba de Roda de Dona Dalva a acolhida é muito respeitosa. O memorial, a sala Lucidalva dos Santos Cerqueira e o Quintal do Samba são espaços dos mais variados trabalhos projetados por sambadores. 
Nas celebrações a Cosme e Damião e ao seu aniversário corta-se quiabos, descasca amendoim, embala-se doces, costura, decora o espaço, recebe visitantes, realiza entrevistas, seleciona componentes do acervo e uma série de atividades próprias de um espaço de referência preta.
Dona Dalva, seus familiares e amigos lhe desejam um feliz aniversário, que seja respeitada, que seu povo seja respeitado, que o seu grupo seja dignamente valorizado, que todo o investimento em suas atividades tenham retorno, que as parcerias sejam fortalecidas e duradouras. 
Dalva Damiana de Freitas, carinhosamente chamada de Dona Dalva (a Doutora do Samba), é considerada uma legenda viva por sua obra, trajetória e contribuição à cultura afrobrasileira, em especial, ao Samba de Roda no Estado da Bahia. Presidente da Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, em parceria e irmandade com a Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo dirigido pela professora Francisca Marques - UFRB, propõem ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o registro do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia. 
Homenageada em diversas ocasiões como Mestra e Griô pela sua contribuição para a cultura popular e para o Samba de Roda como um bem da Humanidade, Dona Dalva fez diversas palestras sobre sua obra e assuntos referentes ao Samba de Roda e ao Patrimônio Imaterial. Sempre procurada por pesquisadores tem sua vida e obra como objeto de estudos publicados em monografias, dissertações e teses.


Conheça Dona Dalva 
E-mail: sambadedalva@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas