A Casa do Samba de Dona convida a todos e todas para mais uma programação de Samba de Roda




Dia 29 de abril às 16h, Doutora Dalva Damiana recebe amigos, familiares e visitantes para um encontro proporcionando interações culturais e saudáveis na Casa do Samba de Dona Dalva – Ponto de Cultura.

O Samba de Roda de Dona Dalva (Suerdieck e Samba Mirim Flor do Dia), participa de diversos eventos na cidade e demais regiões. Para esta data as cantoras e compositoras do grupo, Doutora Dalva e sua filha Mestra Ana, selecionam um repertório de cantigas populares e autorais com temáticas voltadas para as realidades vividas por pessoas do interior da Bahia ligadas ao trabalho, família e a devoção aos santos católicos e orixás dos terreiros de Candomblé.

Em novembro de 2018, o grupo liderado pela Doutora do Samba completa 60 anos de sua primeira apresentação pública na cidade de Cachoeira, criando novos caminhos conduzindo o “samba de carurú” ou ainda os “sambas de vizinhos”, para as ruas de Cachoeira e demais cidades com um grupo de operárias e operários da charutaria, além de amigos e familiares ao ser idealizado o Samba de Roda Suerdieck.

Dona Dalva é uma ativista cultural incansável, brasileira e cachoeirana com muito orgulho, operária, mulher, negra, mãe, avó, bisavó, sambadeira e integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, foi a primeira personalidade a ser condecorada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em 22 de novembro de 2012. Em 2004 encaminhou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a proposta de registro do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia, através da Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, em conjunto com a Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo representada pela professora e etnomusicóloga Francisca Marques e o Grupo Cultural Filhos de Nagô representado por Mário dos Santos (em memória).

A programação para o dia 29 de abril integra o projeto Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição.
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Possui parceria do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual – LEAA Recôncavo e Casa do Samba de Dona Dalva e é realizado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas.

O quê: Samba de Roda de Dona Dalva
Quando: 29.04.2018
Horário: 16h
Local: Casa do Samba de Dona Dalva – Ponto de Cultura. Rua Ana Néry, 19. Cachoeira-BA
Contato: Any Manuela Freitas - sambadedalva@gmail.com

Facebook: Dalva Damiana – Samba de Roda

Comentários

Postagens mais visitadas