atualização da Programação junina da Casa do Samba de D. Dalva



Dias 11, 12 e 13 de junho os festejos são em devoção a Santo Antonio. Já dia 24 de junho, o dia de São João é comemorado com Samba de Roda.
O Samba de Roda é uma manifestação ligada aos santos católicos, incluindo Santo Antonio e São João. Na Bahia a celebração a “Antonio” ou “Toinho” inicia com rezas e ladainhas entoadas por pessoas das respectivas regiões ou comunidades. Após as rezas são distribuídas comidas típicas como mungunzá, mingaus, pamonhas e uma diversidade de alimentos regionais. Ao tempo em que as pessoas degustam, o som do tradicional Samba de Roda anima aos participantes crianças, adultos e idosos devotos de Santo Antonio. Em Cachoeira na região do Recôncavo baiano, Dona Dalva e as sambadeiras ornamentam o altar com flores, velas, incenso e fitas coloridas para celebração que reúne familiares, amigos e pessoas que chegam a cidade de Cachoeira.
A programação junina da Casa do Samba de D. Dalva integra o projeto Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição.
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Possui parceria do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual – LEAA Recôncavo e Casa do Samba de Dona Dalva e é realizado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, uma das 17 entidades contempladas pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do FCBA.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Programação Junina da Casa do Samba de D. Dalva
Tríduo de Santo Antonio | 11, 12 e 13 de junho | Horário: 19h
São João do Samba de Roda | 24 de junho | 24h
Local: Casa do Samba de Dona Dalva – Ponto de Cultura. Rua Ana Néry, 19. Cachoeira-BA


Comentários

Postagens mais visitadas