Sepromi realiza lançamento de livros, debates e exibição de filmes durante a Flica

Também será disponibilizado o serviço da unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela
                                                                                   



A temática étnico-racial estará presente em mais uma edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 11 a 14 de outubro. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizará um conjunto de 12 atividades em sua programação, que reúne lançamento de livros, rodas de diálogos, manifestação cultural, exibição de filmes e prestação de serviço. A maior parte das atividades acontece na Casa Educar para Transformar, no auditório da Fundação Hansen Bahia, localizada na Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira.

Destacam-se como atrações principais da programação da Sepromi o lançamento dos livros “Exu, èsù Elegbára é Vodun Legbá” de Mawó Adelson de Brito; “Da Fábrica ao Samba no Pé: o Samba de Dalva”, de Hamilton da Paixão Filho; "Sobre o breve voo da borboleta e suas esquinas" de Vânia Melo; "O Caminho das Estações” de Jovina Souza; e “O que é Interseccionalidade?” de Carla Akotirene.

A programação da Sepromi contempla ainda duas rodas de diálogos, com os temas “Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras” e “Feminismos Plurais”, as quais terão participação das escritoras Vânia Melo, Jovina Souza, Dayse Sacramento, Carla Akotirene, Joice Berth, Juliana Borges e Fabya Reis (Sepromi). Ainda serão exibidos os filmes “1798 - Revolta do Búzios”, dirigido por Antônio Olavo; “Alápini: a herança ancestral de Mestre Didi Asipá”, cuja direção é Emílio Le Roux, Hans Herolo e Silvana Moura; e “Café com canela”, com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa.

Na parte externa à Fundação Hansen, ainda no “Território Flica”, o público poderá contar com a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela e com o cortejo do “Samba de Roda de Dona Dalva”, uma das tradições mais expressivas do Recôncavo.

Reconhecimento e garantia de direitos - Desde 2015 a Sepromi participa da Flica, com objetivo de promover o reconhecimento das produções artísticas, acadêmicas e literárias do povo negro. A partir da sua criação, há 11 anos, a secretaria se propõe a planejar, executar e articular políticas de promoção da igualdade racial e de proteção de indivíduos e grupos étnico-raciais atingidos pela discriminação e demais formas de intolerância. Além disso, busca assegurar os direitos constitucionais de povos e comunidades tradicionais, a exemplo dos povos indígenas, de terreiros, ciganos, quilombolas, extrativistas, de fundo e fecho de pasto.

SERVIÇO:

Atividades da Sepromi – Flica 2018.

Quando: De 11 a 13 de outubro de 2018.
Horário: Das 9h às 20h.
Local: Casa Educar para Transformar - Fundação Hansen Bahia (Rua 13 de Maio, nº 197, Centro) e Praça do Canhão - Cachoeira/BA.
Mais informações: Ascom/Sepromi (71) 3103-1413/1410

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

De 11 a 13 de outubro de 2018

9h às 18h: Serviço - Unidade Móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela na Flica.
Local: Praça do Canhão, Centro de Cachoeira – BA.

9h às 20h: Espaço institucional da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Local: Casa Educar para Transformar/Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº197, Centro de Cachoeira – BA.

11/10/2018 (QUINTA-FEIRA)

16h às 17h30: Lançamento do livro “Exu, èsù Elegbára é Vodun Legbá”, de Mawó Adelson de Brito.
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº197, Centro de Cachoeira – BA.

18h às 20h: Exibição do “Alápini: a herança ancestral de Mestre Didi Asipá”(2018, 50min), direção de Emílio Le Roux, Hans Herolo e Silvana Moura.

Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº197, Centro de Cachoeira – BA.

12/10/2018 (SEXTA-FEIRA)

9h30 às 11h: Lançamento do livro “Da Fábrica ao Samba no Pé: o samba de Dalva” de Hamilton Celestino da Paixão Filho.
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº197, Centro de Cachoeira – BA

11h às 11h40: Manifestação cultural – cortejo com o “Samba de Dona Dalva”.
Local: Cortejo sairá da Rua 13 de Maio, nº 197 – Fundação Hansen Bahia, Centro de Cachoeira-BA.

15h às 17h: Roda de "Diálogos Insubmissos das Mulheres Negras", com lançamento dos livros "Sobre o breve voo da borboleta e suas esquinas" (Vânia Melo) e "O Caminho das Estações” (Jovina Souza) e apresentação artística de Fabiana Lima. Mediação: Dayse Sacramento.
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira – BA.

18h às 20h: Exibição do filme “1798 - Revolta do Búzios” (2018, 72min), direção de Antônio Olavo
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira – BA.

13/10/2018 (SÁBADO)

11h30 às 12h30: Lançamento do livro “O que é Interseccionalidade?” de Carla Akotirene, com participação de Deise Fatuma. 
Local: Casa Educar para Transformar – Anfiteatro da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira – BA.

15h às 17h: Roda de Diálogo: "FeminismosPlurais", com Carla Akotirene, Joice Berth e Juliana Borges. Mediação: Dra. Fabya Reis (Sepromi).
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira – BA.

18h às 20h: Exibição do filme “Café com canela” (2018, 112min.), direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
Local: Casa Educar para Transformar - Auditório (Piso Superior) da Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de Maio, nº 197, Centro de Cachoeira – BA.

Comentários

Postagens mais visitadas