Terno do Acarajé | Dia 14 às 17h


Dia 14 de novembro às 17h, o cheiro do dendê é o aroma que atiça o paladar da população nas ruas da cidade histórica de Cachoeira com as baianas do Terno do Acarajé durante as festividades de Nossa Senhora D’Ajuda.
O Terno do Acarajé foi criado por Dona Dalva Damiana e é uma homenagem a mulheres que possuem no acarajé e no abará o seu sustento, a sua religiosidade e a sua sociabilidade.
O bolinho de feijão fradinho assado do azeite de dendê é uma culinária baiana de origem africana e preservada, especialmente pelo povo de santo.
O Terno das Baianas do Acarajé de Dona Dalva é uma das tradições da festa de Nossa Senhora D’Ajuda e no dia 14/11 às 17h tem a sua saída da Capela D’Ajuda.

A festa de Nossa Senhora D'Ajuda

A festa de Nossa Senhora D’Ajuda é a festa mais aguarda da população cachoeirana, sendo uma das mais tradicionais e organizada pela Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda. A manifestação foi registrada em maio de 2017 como Patrimônio Imaterial da Bahia, resultado das pesquisas e dossiês elaborados pela equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural, e passou a constar no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações, como Patrimônio Imaterial.

A celebração surgiu no século XIX como agradecimento dos senhores de engenho pelo sucesso e comercialização das colheitas da cana-de-açúcar e é uma das festas mais aguardadas pelos cachoeiranos e turistas. A programação da festa contempla o Bando Anunciador ou ainda pregão, a lavagem das Baianas, terno do Silêncio, do Acarajé, das Cozinheiras, da Alvorada, da Saudade e outros que ao som dos embalos dão sonoridade e alegria as ruas históricas de Cachoeira.







Comentários

Postagens mais visitadas