Programação Casa do Samba de Roda de D. Dalva - Outubro 2019


Dias 25 e 26 de outubro a Casa do Samba de Roda de Dona está com sua programação sambadeira a aberta ao pública ao público.

Dia 25 às 17h, o Samba de Roda de D. Dalva se apresenta no Quintal do Samba e dia 26 Tom Barreto de Salinas da Margarida e o Samba de Roda Filhos de Nagô de São Félix se apresentam  às 17h e 19h.
Conheça a história de cada artista.

Samba de Roda de D. Dalva – 25/10/19. 17h.

Crédito - Márcia Paraíso
O Samba de Roda da Doutora Dalva Damiana, também conhecido como Samba Suerdieck é um dos mais belos e tradicionais dos Sambas de Roda do Recôncavo baiano. Oriundo direto dos batuques africanos, a característica principal desse Samba, além do pioneirismo em ser o primeiro grupo de Cachoeira para apresentações públicas, é a performance das baianas. O Samba de D. Dalva exibe uma performance com tocadores e sambadeiras caracteristicamente trajadas de baianas, demonstrando sua elegância em roda. A apresentação é conduzida pela Doutora Dalva Damiana e mestra Ana Olga, sambadeira, compositora e filha. Entre o samba Corrido e Barravento, cada baiana samba ao centro mostrando o verdadeiro "samba no pé" ou o "miudinho" e tira a próxima com uma umbigada, esta dá continuidade ao "samba de roda". Os tocadores utilizam instrumentos de corda e percussão, alguns são moradores de Cachoeira e outros de cidades próximas. Alguns destes vem da formação do Samba de Roda Mirim Flor do Dia também constituído por Dona Dalva no bairro do Rosarinho.


Tom Barreto – 26/10/19. 17h

Crédito - Renata Grimaldi
O sambista Tom Barreto é soteropolitano, batizado pelos pais de Odenilton, sendo Odé o nome do orixá da caça, das matas e florestas. Escolheu o recôncavo como morada há mais de dez anos, e atualmente reside em Salinas da Margarida, onde encontra inspiração para suas composições que falam sobre a beleza da natureza e do povo de onde mora, sobretudo, da força e fé das marisqueiras, pescadores e comunidades quilombolas que vivem às margens do rio Paraguaçu.
Em janeiro de 2017, Tom foi convidado pela cantora Margareth Menezes para se apresentar no projeto cultural Mercado Iaô. A grande afinidade musical entre os artistas, fez com que Margareth se interessasse especialmente por duas canções de autoria de Tom, “Céu Barroco” e “Solo Sagrado”, que serão gravadas pela cantora ainda este ano.


Filhos de Nagô – 26/10/19. 19h

Crédito - Caroline Moraes
O Samba de Roda Filhos de Nagô, considerado como legítimo representante da cultura popular e da musicalidade do Recôncavo baiano, foi um dos solicitantes do registro do Samba de Roda do Recôncavo como Patrimônio Cultural Brasileiro (IPHAN, 2004). O grupo traz no seu repertório sambas corridos e de barravento tradicionais entre muitos de autoria de seus músicos, em especial, o compositor Mário dos Santos. Experiente em apresentações em diversos espaços do cenário cultural do Recôncavo e da Bahia, o Filhos de Nagô é composto por doze integrantes e tem vários CDs lançados.

Links Vídeo do Samba de Roda Filhos de Nagô no Festival de Samba em Cachoeira.

CD Viola Velha

A programação faz parte do projeto “Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição”.
O projeto é realizado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e parceria do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual – LEAA Recôncavo e Casa do Samba de Dona Dalva. 




Comentários

Postagens mais visitadas