Sambadeiras do Recôncavo da Bahia




Sambadeiras do Recôncavo da Bahia é uma série de entrevistas realizadas pela cantora, pesquisadora e educadora Clécia Queiroz, como parte da sua tese de doutoramento no Programa de Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA), que tem como objetivo dar visibilidade ao protagonismo da mulher no samba de roda. No samba de roda, como em muitas outas expressões afro-brasileiras, a música, dança, indumentária e literatura fazem parte de um todo. E o corpo responde em diálogos com a música e performances individuais e coletivas. E nessas performances, a presença das mulheres é fundamental. O Sambadeiras do Recôncavo da Bahia traz a voz das mulheres. Elas nos contam sobre suas vidas, trabalhos e, sobretudo, como elas veem e fazem o samba de roda. Fazendo isso, nos trazem as histórias dos nossos antepassados e crima uma possibilidade real de identificação para quem as ouvem.

Todas as entrevistas foram realizadas entre os meses de abril e novembro de 2018, à exceção de uma delas que foi complementada em fevereiro de 2019. Foram feitas mediante um roteiro previamente elaborado com 35 questões abertas, flexibilizadas a partir das respostas das entrevistadas, sendo muitas vezes estendidas pelo teor e riqueza das informações. Por essa razão, quando a edição ultrapassou 35 minutos, elas foram divididas em duas partes, que serão compartilhadas separadamente no canal do Youtube.

As questões versaram um pouco sobre as vidas das sambadeiras, mas, sobretudo, sobre vários aspectos do samba de roda que aprenderam, praticam e difundem. Na edição foram divididas em tópicos, que algumas vezes foram desdobradas para melhor entendimento das próprias respostas das sambadeiras. Outras vezes foram subtraídas quando, de alguma forma, poderiam comprometer ou vir a prejudicar a entrevistada, a exemplo de críticas pessoais a determinados órgãos públicos.
Ainda que sintetizadas no formato para melhor aproveitamento do tempo, as entrevistas foram editadas sem comentários acerca das falas, deixando ao espectador a possibilidade de fazer livremente a leitura, conexões e síntese das informações.

Sambadeiras do Recôncavo da Bahia está disponível no site https://www.youtube.com/channel/UCexayAF02ySt_-kh7Hw90zw 


Comentários

Postagens mais visitadas