Festival Latinidades homenageia Dona Dalva Damiana, Elza Soares e Elisa Lucinda
Doutora do Samba, a cachoeirana Dalva Damiana de Freitas está entre as mulheres homenageadas no Festival Latinidades 2020. Ao lado de mulheres ilustres como Elza Soares e Elisa Lucinda, a sambadeira, artista e irmã da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é reverenciada no festival que é organizado pelo Instituto Afro Latinas.
Dona Dalva construiu em sua vida um legado marcado por um trabalho em valorização e resgate de manifestações da cultura popular de Cachoeira. Doutora do Samba pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em 2012, em 2003 foi proponente do registro do Samba de Roda do Recôncavo.
![]() |
http://afrolatinas.com.br/tema/ |
Homenageadas 2020:
Mãe Dalva Damiana, Irmandade da Boa Morte (BA)
Elza Soares (RJ)
Elisa Lucinda (ES)
Mãe Dalva Damiana, Irmandade da Boa Morte (BA)
Elza Soares (RJ)
Elisa Lucinda (ES)
O Festival Latinidades, todos os anos, dedica as edições a mulheres que nos abriram caminhos. Este ano, ao trazer o tema Utopias Negras, vamos homenagear Dona Dalva Damiana de Freitas, Elza Soares e Elisa Lucinda. Às três, o nosso muito obrigada, toda a nossa admiração e reverência
Dona Dalva Damiana de Freitas, 92 anos, mais conhecida como a “Doutora do Samba”, é cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, além de integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Em 1961 fundou o Samba de Roda Suerdieck e é um nome indispensável quando falamos em preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo. Uma lenda vivíssima, a qual vamos ter a oportunidade de homenagear e ter com a gente na programação do festival.
Elza Soares, a mulher do fim do mundo, a voz do milênio, mais conhecida como Deus. Revolucionária, inventiva, potente, inspiradora, um símbolo de até onde as nossas utopias podem nos levar, mesmo quando o racismo e o patriarcado nos dizem não.
Elisa Lucinda, poetisa, jornalista, cantora, arte-educadora e atriz. Idealizadora e fundadora da Casa Poema, ela tem mais de uma dezena de livros publicados. Uma das maiores responsáveis pela popularização da poesia no Brasil.
Comentários
Postar um comentário